Queijaria: o que é isso?

O queijo é um alimento que continua a encantar a todos ou quase todos desde os tempos antigos. É amplamente utilizado na gastronomia, tanto na preparação de pratos doces quanto salgados. Os queijos são feitos na queijaria. Mas o que é isso?

Anúncio

Para ajudar você a entender mais sobre o que é uma queijaria, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

O que é uma queijaria?

Talvez você tenha vindo aqui se perguntando o que a palavra queijaria significa, embora o termo científico diga “lugar onde os queijos são feitos”, quando nos referimos à queijaria, estamos falando de uma empresa de produção de queijo, uma indústria dedicada à fabricação deste produto tão consumido e usado em todas as suas refeições e preparações.

Anúncio

Origem do queijo

Definido pela indústria alimentícia como um produto fresco ou amadurecido, que pode ser sólido ou semissólido e é alcançado a partir da separação do soro de leite e da coagulação do leite natural, integral, com baixo teor de gordura ou desnatado.

O queijo vem do leite, seja de vaca, ovelha, búfalo ou cabra. Este último se tornou mais difundido e conhecido nos últimos anos.

Anúncio

Para entender a origem do queijo, vamos nos situar em tempos muito remotos, onde aqueles que ordenhavam as vacas deixaram cair descuidadamente uma fruta ácida no leite ordenhado na hora.

Depois de algum tempo, eles observaram que havia uma divisão no leite, separando o soro de leite do creme e formando uma pasta macia e gomosa que tinha um bom gosto.

Essa divisão que ocorreu por acaso é o que conhecemos hoje como coalhada. Naquela ocasião, o que foi criado foi o primeiro queijo artesanal da história da humanidade.

Propriedades do queijo

É um alimento de alto valor proteico e rico em cálcio, fósforo, riboflavina e vitamina A. É um excelente alimento que contém as mesmas propriedades que o leite, exceto a lactose que é transportada pelo soro de leite durante sua preparação.

Outro elemento que também é arrastado pelo soro de leite é o açúcar, dessa forma, portanto, é pobre em carboidratos.

Dentro do grupo de laticínios, o queijo é o que fornece mais proteína ao corpo. Essas proteínas, por serem derivadas do leite, têm um alto valor biológico.

O queijo azul contém vitamina B.

A vitamina A está presente em queijos gordurosos e semi-gordurosos em quantidades menores. De fato, consumir queijo garante uma condição física saudável, desde que seja consumido com moderação, já que seu valor lipídico (gorduras) é alto.

Queijos macios contêm 22% de proteína. Os duros 25%, os frescos entre 10 ou 12% e os derretidos entre 12 e 18%. Os queijos têm um alto teor de cálcio e fósforo, especialmente queijos duros.

Além disso, o queijo também desempenha um papel social de alguma forma, já que é a desculpa perfeita para promover um encontro entre amigos, em torno de uma boa tábua de queijo, um bom pão caseiro e uma boa taça de vinho.

Processo de fabricação do queijo

O processo, de um modo geral e sem entrar em detalhes técnicos, consiste na separação do soro de leite após a coagulação do leite pela ação do coalho ou pelo uso de outros coagulantes apropriados.

A coalhada é fermentada por meios artificiais ou pela adição de fermentos. Máquinas especiais são usadas onde, através de um sistema mecânico, o leite é movido continuamente até que o soro de leite seja separado da coalhada.

Quando feito à mão, o homem usa um elemento para coletar a coalhada. Esta ferramenta consiste em uma vara longa da qual, no final, é uma espécie de grade com várias cordas.

Receba as novidades primeiro!

Esta coalhada é então depositada em moldes que darão a forma final ao queijo. Esses moldes são revestidos com uma tela, o dessorador, que cobrirá a coalhada e que será pressionada por vários dias até que o ponto desejado de maturidade seja atingido.

Gostou de saber mais sobre o que é uma queijaria? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

1 comentário em “Queijaria: o que é isso?”

Deixe um comentário