O queijo minas frescal é um alimento muito apreciado por aqueles que querem seguir uma dieta saudável e equilibrada.
Devido à sua forma de elaboração e sua composição nutricional, estamos lidando com um queijo menos gorduroso e calórico do que os de outras variedades.
Além disso, é um produto muito versátil, que podemos usar em várias preparações, como saladas, saladas de frutas ou sobremesas.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre o queijo minas frescal, preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!
O que é o queijo minas frescal?
É um derivado lácteo que, ao contrário de outros queijos, não passa por um processo de maturação. Portanto, estamos diante de um queijo branco, com uma textura macia e muito suculento, já que mantém grande parte do soro de leite.
É feito de leite de vaca, ovelha ou cabra, e também podemos encontrar queijos frescos com diferentes pontos de sal, queijo fresco sem sal, queijo fresco desnatado, queijo fresco desnatado sem lactose ou com alto teor de proteína.
Seu sabor é suave e combina com muitos alimentos, como frutas, vegetais e carne.
O queijo minas frescal é feito com leite pasteurizado ao qual o coalho é adicionado. Devido às suas características, este queijo não passa pelas câmaras de maturação e fica pronto em poucas horas.
Portanto, é um queijo que, uma vez aberto, devemos consumir em pouco tempo e sempre respeitando sua data de validade.
Composição nutricional do queijo fresco
Vamos analisar os nutrientes que o queijo branco fornece ao nosso corpo:
- Se você olhar para a quantidade de gordura do queijo fresco, seus valores são geralmente, para 100 gramas de produto, entre 15 gramas de queijo fresco normal e 1,6 gramas de queijo desnatado.
- As proteínas do queijo fresco têm um alto valor biológico e compõem 15% de sua composição.
- Quanto a outros nutrientes essenciais, o queijo minas frescal é uma boa fonte de cálcio, vitamina A, D e B. Também se destaca seu conteúdo de magnésio, fósforo e potássio.
Benefícios de comer queijo minas frescal
Adequado para todas as dietas
A grande vantagem do queijo minas frescal é que ele é adequado para todos. Seu baixo teor de gordura e o alto suprimento de nutrientes que oferece o tornam perfeito para todos os tipos de dietas, incluindo dietas de baixa caloria.
É, portanto, um produto essencial para pessoas que querem perder peso e manter uma dieta variada, na qual os produtos lácteos têm sua importância.
Mais leve
Também é adequado para aqueles que não se sentem bem com o leite. Além disso, os nutrientes do queijo branco são mais bem assimilados do que o leite.
Se você sofre de intolerância à lactose, não se preocupe, existem queijos frescos sem lactose.
Rico em proteínas
As proteínas fornecidas pelo queijo fresco são adequadas para todos os tipos de pessoas. Mas há grupos em que a ingestão de proteínas é ainda mais importante, como crianças, mulheres grávidas e idosos.
Existem queijos frescos com uma concentração maior de proteína do que os normais. Esses queijos são ideais para atletas e para evitar a desnutrição nos idosos que geralmente têm déficits proteicos.
Cuida dos nossos ossos
A biodisponibilidade do cálcio no queijo minas frescal é muito alta. Isso significa que o organismo assimila e se aproveita muito bem dele.
O cálcio é essencial para ossos e dentes. Também é muito adequado para mulheres grávidas e para evitar a descalcificação óssea no estágio da menopausa.
Receba as novidades primeiro!
Como você pode ver, o queijo minas frescal é um alimento de qualidade, saudável e nutritivo que podemos comer de maneiras muito diferentes para alcançar uma dieta variada, estimulante e saudável.
Gostou de saber mais sobre o queijo minas frescal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!
Faça Queijo!